Colônia de Férias garante lazer a jovens e idosos

Ano passado a festa aconteceu na Usemi
Arquivo/Ascom/Pedro Augusto

Para evitar a perda de vínculo , no recesso escolar, com crianças e adolescentes dos programas sociais desenvolvidos em parceira com o governo federal, e com idosos, no período anual de férias de verão, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), vai promover, a partir da próxima semana, Colônias de Férias no Grapiúna Tênis Clube (GTC) focadas na convivência comunitária e familiar, além de estimular a interação, entretenimento e lazer com educadores sociais e assistentes sociais.

Pela programação, as 637 crianças, 332 adolescentes e 160 idosos terão atividades esportivas, culturais e de lazer nos dias 20, 21, 26 e 27 de janeiro, e 3 de fevereiro, entre as 8 e 15 horas, com a distribuição de lanches e almoço. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica - Módulo II, Mônica Oliveira Cunha Santana, o projeto de Colônia de Férias visa quebrar a pausa na rotina diária das férias dos participantes que na maioria das vezes fica em casa sem ter atividade alguma.   

Com autorização dos pais ou responsáveis, as crianças foram divididas em dois grupos. O primeiro, integrado por 250 delas, participa da Colônia de Férias na quarta-feira, dia 20. O outro, com mais 250, participará de atividades recreativas no dia 26. O mesmo se dá com os adolescentes que estão distribuídos em dois grupos, com recreação nos dias 21 e 27. Já os idosos terão a oportunidade de lazer e brincadeiras no dia 3 de fevereiro.

Para garantir diversão com segurança, a equipe da SAS contará com o apoio da Guarda Civil Municipal, de uma enfermeira e monitores. O transporte dos participantes dos seus locais de origem ao Grapiúna Tênis Clube foi solicitado à Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) de acordo com a diretora o Departamento de Proteção Social Básica - Módulo II. “Em todas as edições da Colônia de Férias sempre contamos com estes apoios”, explicou.

Assistente social, Mônica Oliveira Santana assinala que as atividades recreativas favorecem o fortalecimento de vínculo de crianças, adolescentes e idosos que se sentem prestigiados. “Ao longo do ano, estas pessoas estão sempre juntas. Essas atividades ajudam a melhorar o desenvolvimento escolar e, principalmente evitam que as crianças deixem de retornar às salas de aula depois das férias”, disse Mônica, destacando que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também faz oficinas de reforço escolar.